Preview - Midnight Club - PS3W #4

 Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Game: Midnight Club: Los Angeles
Subtítulo: A cidade é sua
Consoles: Playstation 3

Ficha Técnica:
Lançamento: Abril de 2008
Produção: Rockstar Games
Distribuição: Rockstar San Diego
Jogadores: 1-?
Site: http://www.rockstargames.com/midnightclubLA/
Online: Sim
Expectativa: Alta

Pode dar certo: Sistemas interessantes de jogo e liberdade ao jogador parecem promissores.
Pode dar errado: Leitores atentos irão notar que várias “novidades” já se parecem muito com algumas do novo Burnout.
Versão: Americana
Gênero: Corrida

Mudanças são o que não vão faltar na mais nova seqüência de Midnight Club, série de corrida de sucesso da afamada Rockstar Games. Um dos grandes planos para a nova versão é a remoção de todo tipo de menus e empecilhos entre as corridas. Não estamos falando de “reduzir” os menus, mas sim de praticamente removê-los.

De fato, a Rockstar quer criar um experiência “sem pausas”: Enquanto dirige sua caranga de escolha pelas ruas de Los Angeles, os jogadores vão para qualquer lugar e fazem o que quiserem. Toda a cidade é um espaço livre para exploração, de modo que é praticamente só encontrar um rival para começar uma corrida, sem enrolação. Os únicos menus que aparecem são notificações breves com tempos de corrida, colocações, dinheiro de prêmio, entre outros, de modo que nada interrompe sua diversão.

O Respeito é tudo
Nas corridas de rua de Los Angeles, tudo funcionará com um sistema de Reputation Points - pontos de reputação obtidos em corridas. Participar de corridas já garante pontos, porém quanto melhor for sua atuação, e quanto mais difícil for o desafio, mais pontos você receberá. Estes pontos, além de servirem para fazer você se sentir “o cara”, destravarão, entre outros, novos carros e corridas.

Se você é do tipo que gosta de tunar seu veículo, teremos ainda mais novidades. Durante as corridas, como o seu veículo pode bater, amassar ou riscar, será necessário consertar entre uma competição e outra. Você poderá usar consertos rápidos para deixar seu carro - ou moto, sim, elas estão de volta - inteirinho, mas só na sua própria garagem você terá seus mods favoritos. A criação da opção, mesmo que não seja exatamente a alegria dos tunadores, é bem-vinda: Los Angeles é a maior cidade que a série já viu, ou seja, se estiver longe de casa, vale mais a pena deixar o orgulho de lado e fazer um conserto rápido. Se mesmo assim você não agüentar correr sem aquele aerofólio especial, teremos dois sistemas de mapas estilo GPS para ninguém se perder em LA.

Extra: Agora será impossível “travar” em uma corrida - como sempre ganhamos Reputation Points por participar de corridas, é possível continuar evoluindo mesmo sem passar de um desafio mais cabeludo.

BOX:
Controversa é a mãe!

A Rockstar Games, no geral, é muito mal vista por muitos, principalmente pais preocupados (e certos advogados enxeridos) que acreditam que o conteúdo controverso da maior parte de seus jogos pode prejudicar as crianças expostas a ele. O que boa parte esquece, ou simplesmente ignora, é que a empresa não faz só games de matanças e crimes, como Manhunt e GTA.

Tudo bem que Midnight Club, com seus rachas, não é exatamente o que se possa chamar de “politicamente correto”, mas já mostra outra vertente da empresa, que prova que não é porque não espirra sangue que não é da Rockstar. E, antes que qualquer um duvide, as vendas já mostram que a empresa sabe o que faz: além de estar chegando à sua quarta versão (quinta, se contar o Remix da terceira), o sucesso da anterior (Dub Edition), gerou mais de 5 milhões de cópias mundialmente.

BOX:
A Nova Los Angeles

Midnight Club vai ganhar sua própria versão de Los Angeles, já que, convenhamos, por mais que os filmes de Hollywood tenham tentado fazer, a cidade não é a melhor escolha para corridas de rua em alta velocidade. Note que não é uma Los Angeles “totalmente nova”, mas sim uma versão alterada - e ninguém vai reclamar, afinal, se é pra correr, vamos correr direito!

BOX:
Corridas 24 horas

Apesar de ser um pouco contraditório, o novo Midnight Club - note o “meia-noite” do nome - não terá só corridas noturnas. Como todo o sistema de jogo foi modificado, o game contará também com um ciclo de tempo fiel à realidade. Ou seja, será possível ter o mesmo desafio em diferentes horas, com todos detalhes, incluindo mudanças de iluminação e sombra em tempo real. Da mesma maneira, o dia-a-dia da cidade se altera de acordo com o horário, incluindo o trânsito.

Falando em “tempo”, outro tempo que mudará automaticamente será o clima. Chuvas podem começar sem aviso para atrapalhar - ou ajudar - sua corrida, da mesma maneira que o tempo pode abrir ou ficar nublado como na realidade.