TRADUÇÃO: Campo de Treinamento de Negócios

Configure Seus PCs Gerenciados para Economizar Energia
Ser ecológico é bom para o lucro de todos. Por Matthew D. Sarrel Tradução e adaptação: Rodrigo Ortiz

Todos negócios precisam de energia elétrica para funcionarem: para acender as luzes, para fazer maquinário de produção funcionar, para manter os PCs funcionando. O problema é que a energia custa mais do que nunca, e há a preocupação crescente sobre a sustentabilidade de nossas atuais fontes de energia, baseadas em combustível-fóssil. Seja sua inspiração para trabalhar ecologicamente voltada para economizar dinheiro ou para salvar o mundo, ao reduzir o consumo de energia você fará as duas coisas. Você pode começar com as ferramentas de sistema operacional que já tem, apesar de existirem ferramentas de gerenciamento mais avançadas que podem te ajudar a economizar mais.

Você pode começar estimando suas compras de tecnologia em termos da energia que elas consomem e do calor que geram. Quando comprar novos equipamentos, procure porfontes eficientes e placas-mãe e componentes que trabalhem em baixa temperatura. Muita energia significa muito calor, o que necessita de resfriamento extra para a sala onde o equipamento está - o que por sua vez necessita de mais energia.

Um estudo da General Electric conduzido em 2001 pelo programa Energy Star da EPA mostrou o efeito da utilização da funcionalidade de gerenciamento energético do Windows XP e Windows 2000 em 75.000 PCs. Ao configurar monitores para desligar depois de 15 minutos, PCs para entrarem no modo de descanso depois de 30 minutos e hibernação completa em 3 horas, a companhia economizou US$2.5 milhões por ano em custos de energia. A EPA estima que isso foi energia suficiente para 23.000 casas por ano. E a redução das emissões de carbono associadas com a energia estavam estimadas em 20.000 toneladas - o equivalente a plantar 5.600 árvores.

Aqueles gerenciando muitos PCs irão querer simplificar o gerenciamento de energia com software de administração centralizada. Você pode encontrar algumas informações úteis sobre o assunto em www.energystar.gov; apenas procure no site por “entrerprise power management” [gerenciamento de energia para empresas] para uma lista de ferramentas de software e como utilizá-las. Por exemplo, você pode configurar seus PCs para desligar à noite de uma só vez com gerenciamento energético centralizado e começar a economizar dinheiro imediatamente.

Software como NightWatchman da 1E (www.1e.com) irá permitir que você desligue seus PCs e os acorde para updates durante a noite. Uma característica legal é a habilidade do NightWatchman de gerar relatórios detalhados da economia atual e potencial de energia para que você possa rapidamente demonstrar o caso de aumentar a marcação do negócio em gerenciamento de energia.

Soluções mais gerais para gerenciamento de PCs, que são geralmente usadas para organizar e gerenciar sistemas operacionais, aplicações, e seus updates, tem recentemente ganhado funcionalidades de gerenciamento energético; é certamente mais fácil lidar com opções extras em seu software já existente do que adicionar um novo produto inteiro à sua seleção. O LANDesk Management Suite da Avocent (www.landesk.com), por exemplo, gerencia várias opções de PC, incluindo aquelas relacionadas ao gerenciamento de energia. Em particular, LANDesk Power Management permite que administradores definam políticas de gerenciamento de energia em nível global, de grupo, ou de computador.

Qualquer maneira que seja que você escolha para gerenciar o consumo de energia, certifique-se que os usuários ainda tem a opção de ter prioridade sobre as configurações, principalmente se estiverem usando laptops fora do escritório. Configurar PCs para desligar em certas horas atrapalhará funcionários que trabalhem até tarde ou viajando. Outro item importante: Certifique-se que o software irá salvar qualquer arquivo aberto antes de desligar os sistemas.

[Citação]
>> Você pode economizar US$90 em eletricidade por ano ao desligar seu computador durante a noite (e o monitor quando não está em uso).