Política Futebol Clube

(Texto originalmente postado no meu Facebook. Reproduzo aqui com leves retoques e título.)

“Voltamos” ao primeiro volume morto na Cantareira, o que é bom, mas longe de ser ideal. Ainda falta bastante, não dá pra relaxar.

Mas algo que me incomoda bastante, e os comentários da matéria do link acima são um exemplo disso, é como qualquer discussão política no Brasil ficou rasa ultimamente. Me permitindo uma piada babaca, nosso discurso político está em nível de volume morto.

As pessoas nos comentários da matéria falando sobre como “os petistas só falam na Cantareira” ou “os petistas não terão do que reclamar” e… cara, quando foi que política virou futebol, pra ficar nessa briga ridícula de quem está certo de reclamar ou não? E obviamente me refiro também a casos quando o oposto acontece, não estou à fim de defender nenhum dos lados aqui.

Quando foi que usar água de volume morto foi suficiente para qualquer um, petista, tucano ou qualquer outra afiliação política?

E reclamar de um problema óbvio é criar uma afiliação política desde quando?

Uma revolta com injustiça ou com problemas não deveria anular a outra. Não é porque seu “rival”, seja ele político ou qualquer outra coisa, se importa com algo, que você deve se opor a isso. Especialmente quando isso também te afeta.

Polarização política é um problema GRAVE, porque além de não permitir que as pessoas olhem para o outro lado de maneira isenta, faz com que esqueçam o que há em torno. E essa miopia é o que mais cria desunião quando deveríamos estar unidos.

Eu pessoalmente quero que todos os responsáveis por qualquer crime fiscal, de responsabilidade ou de seja lá qual a acusação, desde que justa e embasada, sejam punidos. De todos os partidos. E especialmente dos que menos se fala, pois aproveitam a sombra que a discussão PTxPSDB cria para agirem discretamente.

E eu também quero São Paulo com água. As duas coisas não são excludentes.

De todo modo sei que, se um político se der mal por qualquer uma dessas situações, eu também vou me dar mal. Nós no geral somos parte do elo mais fraco da corrente – e olha que tem muita gente que tá em situação pior.

Do mesmo modo, acho injusto, pra não falar ridículo, quando nos relegamos a criticar o voto alheio por decisões dos políticos, sejam elas erradas, criminosas ou simplesmente discordantes de nossas opiniões. Isso não ajuda ninguém e só aumenta essa separação. Criticar os que votarem no Alckmin não vai trazer água pra ninguém a esta altura. Criticar quem votou na Dilma não vai fazer com que essas pessoas magicamente arrumem seus erros.

A crítica é boa, sempre. Mas o que adianta nos atacarmos uns aos outros? A meu ver, devemos mirar para o alto.

E é isso, deu vontade de fazer textão porque tô pensando em muita coisa. Espero que pensem também.